Já há algum tempo, procura-se uma alternativa para reduzir os altos custos com o uso de areias naturais na produção de concreto. Além do valor financeiro, a exploração desse material, por meio de dragagem, também causa impactos ambientais.
Toda obra exige material de qualidade para garantir segurança à edificação. Quando trata-se de obra marítima os requisitos para a escolha do concreto ideal são ainda maiores, haja vista que o ambiente marinho é caracterizado pela alta agressividade às edificações.
Cada vez mais os aditivos são utilizados, uma vez que possibilitam mudanças nas propriedades do concreto e da argamassa, permitindo ajustes a determinadas condições de uso e desempenho. O objetivo final na utilização dos aditivos é o de reduzir custos e garantir a qualidade das construções. Os superplastificantes são um deles que trazem inúmeras vantagens à obra.
A sílica ativa, aplicada ao concreto, melhora suas características e é por esse motivo que é muito valorizada pelo mercado da construção civil. Considerada um produto de alta qualidade, a sílica ativa promove propriedades diferenciadas no concreto armado, e em todos os produtos a base de cimento, aumentando a resistência e durabilidade desses produtos.