O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada para investigar o desempenho de diferentes dosagens de concreto compactado com rolo (CCR), contendo ou não em suas composições a sílica ativa em substituição parcial ao cimento, no tocante à ação agressiva dos íons sulfato.
Para tanto, foram avaliadas as alterações da resistência à compressão, bem como a expansão de corpos-deprova de concreto ao longo deste ataque de natureza química. Com intuito de se identificar as transformações físico-químicas em nível microestrutural, ao final do experimento foram realizadas análises através da microscopia eletrônica de varredura e difração de Raios X.
Como resultado foi constatado que o ataque por sulfatos nos CCR’s investigados foi em decorrência da formação de etringita e gipsita.
Outro importante resultado está associado a sílica ativa, a qual propiciou uma notável melhora no desempenho de tais concretos, apesar das altas relações água/material cimentício, frente à ação agressiva dos íons sulfato.