10 jul Principais vantagens de utilizar sílica ativa
A sílica ativa, aplicada ao concreto, melhora suas características e é por esse motivo que é muito valorizada pelo mercado da construção civil. Considerada um produto de alta qualidade, a sílica ativa promove propriedades diferenciadas no concreto armado, e em todos os produtos a base de cimento, aumentando a resistência e durabilidade desses produtos.
A sílica ativa, aplicada ao concreto, melhora suas características e é por esse motivo que é muito valorizada pelo mercado da construção civil.
Considerada um produto de alta qualidade, a sílica ativa promove propriedades diferenciadas no concreto armado, e em todos os produtos a base de cimento, aumentando a resistência e durabilidade desses produtos.
Mas, não são só essas as vantagens da sílica ativa, nesse artigo vamos apresentar mais algumas delas. Continue lendo e confira!
O que é sílica ativa?
A sílica ativa é uma substância química proveniente do processo de produção do silício metálico ou ferro silício. Quando o quartzo é levado ao forno junto ao um redutor é formado o monóxido de silício, que se oxida (SiO), se tornando em um dióxido de silício (SiO₂).
O SiO, como já comentado, é o resultado da fabricação do ferro de silício, produto utilizado em grande escala nas siderúrgicas e metalúrgicas para a produção de ligas de alumínio, entre outras.
A sílica ativa é, portanto, um co-produto desse processo.
Quais as vantagens em utilizá-la?
Diminuição nos custos
A adição de sílica ativa, entre 5% e 8% na massa, produz um concreto de altíssima resistência e uma economia de pelo menos 6% no traço do concreto, podendo chegar a R$12,00/m3.
Em função disso, elementos estruturais da construção com dimensões menores do que as usuais podem ser produzidos, suportando a carga e diminuindo os custos.
Além disso, a sílica ativa diminui a permeabilidade do concreto, protegendo o seu interior e aumentando a vida útil e a durabilidade com relação à corrosão do aço, resultando também em maior resistência a cloretos e carbonatação.
Aumento da coesão
Uma das características da sílica ativa é aumentar a coesão do concreto, que é a melhora da reologia.
Com isso, aumenta-se a qualidade do concreto que apresentará:
- Fissuras abaixo do teto permitido pelas normas técnicas;
- Diminuição de vazios e de poros;
- Agregação das britas;
- Características e acabamentos de qualidade.
Redução da permeabilidade do concreto
Todas as características conquistadas em função da aplicação da sílica ativa reduzem também a permeabilidade do concreto.
Isso impede a passagem de água pelos poros e vazios, o que o torna mais resistente e duradouro.
Produção sem emissão de CO₂ e economia de recursos naturais
A sílica ativa colabora também para que a produção do concreto não resulte na emissão do CO₂ (dióxido de carbono) nas mesmas proporções que o processo tradicional.
A Revista Tecnosil apresenta um estudo a esse respeito, onde é possível ver que o produto final, quando incorporado pela sílica ativa, aumenta sua vida útil e colabora de forma significativa com a sustentabilidade do planeta, obtendo uma redução de 34% no consumo de energia e de 43% na emissão de CO₂.
O estudo também apresenta uma estimativa de ganhos econômicos entre 10% e 20% sobre os custos finais de uma estrutura.
Agora que você já sabe sobre as vantagens da sílica ativa, que tal ver quais as principais aplicações dela?!
(Imagens: divulgação)