16 jul Superplastificantes: você conhece esse aditivo?
Cada vez mais os aditivos são utilizados, uma vez que possibilitam mudanças nas propriedades do concreto e da argamassa, permitindo ajustes a determinadas condições de uso e desempenho. O objetivo final na utilização dos aditivos é o de reduzir custos e garantir a qualidade das construções. Os superplastificantes são um deles que trazem inúmeras vantagens à obra.
Cada vez mais os aditivos são utilizados, uma vez que possibilitam mudanças nas propriedades do concreto e da argamassa, permitindo ajustes a determinadas condições de uso e desempenho.
O objetivo final na utilização dos aditivos é o de reduzir custos e garantir a qualidade das construções.
Os superplastificantes são um deles que trazem inúmeras vantagens à obra.
Nesse post vamos apresentá-los e mostrar os benefícios que trazem para a indústria da construção civil. Continue lendo e confira!
O que são os superplastificantes?
Os aditivos superplastificantes são utilizados na mistura com o concreto para diminuir a quantidade de água, aumentando a sua resistência e fluidez.
Quanto maior a quantidade de água aplicada ao concreto, menos resistente ele terá, o que poderá ocasionar fissuras que aparecerão durante o endurecimento da estrutura.
Esse aditivo utiliza policarboxilatos que são moléculas poliméricas negativamente carregadas que são atraídas pelas partículas positivamente carregadas do cimento. Esta característica proporciona maior fluidez com a mesma ou menor quantidade de água.
Quais as vantagens de utilizá-lo?
Além da fluidez e diminuição da quantidade de água no concreto, os superplastificantes possuem ainda outros benefícios, tais como:
Altera a reologia do concreto em estado fresco, permitindo que ele aumente a trabalhabilidade e diminua a segregação. Isso possibilita facilidades na sua mistura, lançamento, adensamento e acabamento.
Permite também o ajuste do tempo de pega, tanto para acelerar ou retardar o processo, de acordo com a necessidade.
Mediante a resistência das ações físicas, químicas e mecânicas, ele contribui para aumentar a durabilidade do concreto.
Além disso, aumenta a resistência mecânica do concreto nas diferentes idades.
Tudo isso possibilita que se diminua o custo do concreto, pois, aumenta o seu rendimento, facilitando a colocação nas formas e sua retirada em tempo mais curto.
Como ele funciona?
Os aditivos superplastificantes devem ser testados antes da sua aplicação, uma vez que a dosagem depende do tipo e qualidade do cimento e também dos agregados, além da temperatura ambiente e dos processos de lançamento, adensamento e cura.
O estudo de dosagem, na maioria das vezes não é realizado da forma correta em função de cronogramas apertados para a entrega da obra.
No entanto, recomenda-se testes em laboratórios para a verificação do comportamento do aditivo em função das características acima apresentadas.
Esse cuidado assegurará os resultados desejados dos superplastificantes, uma vez que existe a possibilidade de efeitos secundários que possam modificar outras propriedades do concreto.
As normas técnicas
Órgãos como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura – determinam as normas que regem a utilização do concreto no país, além de todos os procedimentos referentes à construção civil.
A Tecnosil, no intuito de contribuir nesse sentido, disponibiliza em seu site toda a documentação técnica de cada tipo de superplastificantes, o que facilita bastante a análise e a identificação da melhor opção para a sua obra.
As fichas técnicas apresentam as seguintes informações:
- Descrição;
- Aplicação;
- Propriedades e características;
- Normas;
- Modo de aplicação;
- Segurança;
- Propriedades físicas e químicas.
Se ainda assim surgirem dúvidas, a Tecnosil está a disposição para auxiliá-lo.
Acesse nossa página e faça o download da documentação técnica dos aditivos superplastificantes!
(Imagens: divulgação)