13 jul Juntas de dilatação de obras de arte: o que são e quais os principais tipos?
As juntas de dilatação de obras de arte são indispensáveis em diversos projetos de engenharia e têm papel fundamental em permitir a movimentação das estruturas devido às deformações oriundas da variação térmica que ocasiona a dilatação e contração das estruturas.
Mas para entender melhor e com mais detalhes o que são essas aberturas previstas, suas funções práticas e a importância de se atentar à qualidade dos materiais usados em cada projeto, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!
O que são juntas de dilatação de obras de arte?
Antes de tudo, para a melhor compreensão sobre o que são e para que servem as juntas de dilatação, é importante entender o que são obras de arte na engenharia civil.
As obras de arte são o conjunto de obras de Engenharia Civil que têm por finalidade transpor obstáculos, tais como rodovias, avenidas, vales, rios, edificações e perfis geológicos acidentados, na maioria dos casos fazem parte de redes viárias destinadas à circulação de pessoas, veículos terrestres de todos os tipos e portes, embarcações e em alguns casos transporte mecanizado de cargas.
Logo, exemplos de obras de arte na engenharia podem ser os túneis, as pontes e os viadutos, com funções de circulação pedonal, cicloviária, rodoviária, ferroviária, metroviária, aeroportuária ou mista.
Visto isso, as juntas de dilatação de obras de arte se definem como aberturas previstas nesses tipos de estruturas segmentadas, que visam permitir uma movimentação adequada entre as partes, sem que haja um vão muito grande e que as deformações decorrentes da variação térmica venham causar fissuras ou outras manifestações patologias.
Além disso, as juntas de dilatação são seladas para que não ocorra a percolação de água, deixando a estrutura exposta ao intemperismo, favorecendo a ocorrência de manifestações patológicas. Ou seja, há também uma função imprescindível de vedação entre as partes.
Quais são os principais tipos?
As juntas de dilatação precisam fazer parte das obras de arte, pois são as aberturas que dividem as estruturas da construção e que possibilitam o movimento delas, garantindo que não ocorrerá a transmissão de esforços de uma para a outra.
Há uma infinidade de categorias de juntas de dilatação de obras de arte e as principais delas e mais utilizadas no brasil são:
- Juntas com selante a base de poliuretano moldado in loco;
- Juntas com selante a base de silicone moldado in loco;
- Juntas com perfil elastomérico pré-formado.
A maioria dos sistemas para juntas de dilatação de obras de arte, necessitam da execução dos “berços”, estruturas rígidas que compõem o sistema promovendo sustentação e do elemento flexível, selante moldado in loco ou perfil elastomérico pré-formado.
O papel principal dos berços nas juntas de dilatação é garantir que o elemento flexível seja aderido num substrato resistente evitando o esborcinamento, que significa a quebra das bordas da junta, e compromete o desempenho e durabilidade do sistema.
Os berços nas juntas de dilatação podem ser construídos com grautes cimentícios ou microconcreto epoxídico, nos dois casos o material precisa ser desenvolvido especificamente para essa finalidade, para que tenha requisitos de resistência que atenda às necessidades desse elemento.
Na maioria dos casos, quando se utiliza os grautes cimentícios na construção dos berços nas juntas de dilatação, também é executado um reforço de borda conhecido com lábio polimérico, com argamassa epoxídica, na região onde é instalado perfil elastomérico, com objetivo de conferir maior resistência nas bordas.
A Tecnosil é uma empresa especializada em soluções para juntas de dilatação de obras de arte, tendo na sua linha de produtos grautes cimentícios e epoxídicos para as mais diversas necessidades de operação, podendo possibilitar a liberação do trafego uma hora após a conclusão da aplicação do produto.
Portanto, se você quer saber mais sobre as juntas de dilatação utilizadas nas obras de arte e que tipo de solução é a mais indicada para seus projetos, contate um de nossos especialistas.
(Imagens: divulgação)