16 dez Manifestação patológica: segregação do concreto (bicheira no concreto)
Nesse post apresentamos o que é, como evitar e o que fazer para eliminar a segregação no concreto. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é, exatamente, a bicheira no concreto?
A segregação no concreto, também conhecida como bicheira ou ninho, ocorre quando acontecem falhas no preenchimento das formas, durante os processos de concretagem, são aqueles vazios que ficam entre os agregados graúdos nas estruturas de concreto.
Nunca podemos considerar que essa manifestação patologia é um problema somente estético, visto que as peças de concreto armado são projetadas para serem monolíticas, e essa característica é fundamental para o desempenho estrutural e para a durabilidade dessas peças.
O que causa essa manifestação patológica?
As causas da segregação do concreto ocorrem em função de algumas situações que precisam ser observadas e podem ser evitadas, tais como:
Lançamento de concreto
O lançamento de concreto, quando ocorre em altura superior a 3 metros, sem os devidos cuidados com a especificação do traço do concreto adequado para tal situação, e sem um adensamento adequado, certamente vai resultar no aparecimento dessas falhas.
Essa é uma das causas mais comuns.
Adensamento mecânico ou manual “Vibração”
Outro ponto a ser observado e que causa a bicheira no concreto está relacionado ao adensamento do concreto durante o lançamento na forma.
Quando a vibração da mistura é realizada de maneira excessiva pode ocorrer a segregação de componentes.
Por outro lado, uma vibração insuficiente faz com que a homogeneidade do concreto, quando da distribuição sobre as formas, fique comprometida.
Escorrimento da nata de cimento
Quando os moldes não são estanques, o problema também pode acontecer, uma vez que pode ocorrer o escorrimento da nata de cimento pelas frestas, enquanto a brita fica acumulada na parte superior.
Compatibilização dos projetos de forma e armação com o traço de concreto
Finalmente, outra causa para as falhas está na falta de compatibilização dos projetos de forma e armação com o traço de concreto.
O concreto precisa ter a granulométrica do maior agregado compatível com o menor espaçamento da armadura, além da plasticidade e fluidez do material em acordo com a geometria da forma.
Qual é o tratamento para bicheira no concreto?
Os problemas que envolvem bicheira no concreto exigem tratamentos adequados através da aplicação de materiais desenvolvidos especificamente para a sua recuperação, atendendo aos procedimentos específicos.
Atendendo as viabilidades técnicas e econômicas, é recomendável que as recuperações estruturais para o tratamento de segregações com profundidade de até 5 centímetros sejam executadas com argamassa polimérica estrutural.
Já nos reparos com profundidade superior a 5 centímetros, a recomendação é que sejam aplicados grautes cimentícios.
Além da recuperação das estruturas, é fundamental que sejam diagnosticadas as causas das bicheiras, para que se possa corrigir o processo de concretagem e evitar esses problemas e custos adicionais.
Caso você ainda tenha dúvidas a respeito da bicheira no concreto, contate a Tecnosil, podemos ajudar com os melhores aditivos para a correção dessa situação!
(Imagens: divulgação)