19 dez O que é e quais são os benefícios da Sílica Ativa em Suspensão?
A sílica ativa em suspensão é uma excelente alternativa para combater um dos maiores problemas do concreto: a RAA, reação álcali-agregado.
A RAA é a reação que ocorre no concreto no estado endurecido em idades tardias entre álcalis (óxido de potássio ou óxido de sódio).
Essa reação pode causar a fissuração e a perda de resistência do concreto, colocando em risco a durabilidade das estruturas que usam esse material, o que, consequentemente, traz sérios problemas às edificações e obras de infraestrutura.
A atenção para obras em contato com a água, em especial, precisa ser redobrada para que ofereçam segurança e durabilidade.
Nesse artigo vamos apresentar o que é e quais são os benefícios da sílica ativa em suspensão. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que é sílica ativa em suspensão?
A sílica ativa em suspensão é uma solução aquosa que incorpora simultaneamente os benefícios de uma adição líquida.
Para um melhor entendimento, a sílica ativa é um pó fino pulverizado obtido no processo de fabricação do silício metálico ou do ferro silício, que tem por objetivo aumentar a vida útil das estruturas de concreto.
Quando incorporada a uma adição líquida, os resultados obtidos para inibir a RAA são surpreendentes, apresentando uma eficiência acima do esperado e diminuindo substancialmente os investimentos para sua implementação nas obras.
Quais são os benefícios da sílica ativa em suspensão?
Estudos realizados, por nós, sobre a RAA apontaram que os benefícios na aplicação da sílica ativa em suspensão em testes laboratoriais obtiveram resultados que apresentaram características favoráveis ao emprego em obras da construção civil.
Esse estudo realizado na ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland – objetivou testar o emprego da sílica ativa, apresentando os resultados dos ensaios referentes à determinação da reatividade álcali-agregado.
Os estudos foram feitos pelo prazo de 30 dias em laboratório da ABCP e comprovaram que a aplicação da sílica ativa em suspensão inibe a RAA, colocando os produtos tratados abaixo da faixa limite definida pela ABNT NBR 15.577-1.
Quais as conclusões do estudo sobre RAA?
As conclusões do estudo sobre RAA, realizado pela Tecnosil, apontam para os seguintes percentuais em variação dimensional.
Os produtos que não receberam os agregados da sílica ativa apresentaram em apenas 14 dias uma variação superior a 1% em sua dimensão, portanto, muito acima dos 0,19% recomendado pela ABNT.
Já os produtos que receberam como agregados a sílica ativa em suspensão, no período de 30 dias, tiveram suas variações abaixo de 0,10%.
É importante frisar que os teores de sílica ativa em pó adotados para esse ensaio foram na ordem de 5%.
Já na sílica ativa em suspensão, os teores foram de 7,5% e 10%.
Nesse link, você encontra o relatório de ensaio completo com todos os detalhes.
Onde a sílica ativa em suspensão pode ser utilizada?
A sílica ativa em suspensão, como observado, traz grandes diferenciais para a área da construção civil, eliminando um problema sério que é um grande potencializador de tragédias e desastres.
O produto pode ser utilizado nas seguintes aplicações:
- concretos usinados convencionais e bombeados,
- concretos para pavimentos rígidos de rodovias,
- concreto para pisos industriais,
- concreto de alto desempenho.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre essa solução, entre em contato com a Tecnosil e saiba mais sobre a sílica ativa em suspensão! Acesse nosso site.
(Imagens: divulgação)