27 nov Soluções para superestrutura de ferrovias: dormentes de concreto
O assunto ferrovia volta a ser discutido no Brasil, isso porque investimentos estão programados para os próximos anos. Um dos componentes importantes dessas obras são os dormentes de concreto que servem para garantir a segurança das estradas de ferro.
O assunto ferrovia volta a ser discutido no Brasil, isso porque investimentos estão programados para os próximos anos. Um dos componentes importantes dessas obras são os dormentes de concreto que servem para garantir a segurança das estradas de ferro.
No Brasil existem pouco menos de 30 mil quilômetros de ferrovias e, pelas dimensões do país, esse número poderia ser muito maior, diminuindo custos e gerando riquezas nas regiões que hoje são atendidas apenas por rodovias.
Como comparação, os Estados Unidos possuem mais 290 mil quilômetros de ferrovias implantadas.
O Governo estuda e trabalha para ampliar esse modal e investimentos devem acontecer nos próximos anos com as privatizações já efetuadas e o licenciamento para novas estradas de ferro que serão construídas.
As previsões são otimistas e o Brasil deve dar um salto quantitativo e qualitativo na questão das ferrovias nos próximos anos, reativando linhas que foram desativadas e criando trechos para o transporte de cargas.
Atenta às novidades, a Tecnosil está preparada para atender a demanda e pronta para oferecer soluções para a produção de concreto na instalação e manutenção das vias férreas.
Produtos voltados para os dormentes de concreto já foram produzidos e testados por nós, atendendo as necessidades de algumas ferrovias brasileiras como apresentamos na continuidade desse artigo. Continue lendo e confira!
A importância dos dormentes de concreto
Sendo o Brasil um país de extensão continental é imprescindível o aumento de nossa malha ferroviária. Para os próximos anos, o Governo retomará as obras das ferrovias.
Além dos novos trechos a serem construídos, temos muita manutenção pendente das vias já existentes.
Sabendo disto, a Tecnosil traz soluções para todo o segmento da produção do concreto, instalação e manutenção das vias férreas.
Alguns dos nossos casos de sucesso são:
Mitigação da Reação Álcali-Agregado (RAA):
- Utilizamos a sílica ativa para mitigar a RAA, as dosagens serão estabelecidas após ensaios analíticos do tipo de cimento e agregados a serem utilizados na obra. Estes estudos devem ser realizados em laboratórios específicos.
- Estudo de caso: dosando 8% sobre o cimento mitigou-se a RAA, aplicação no concreto para confecção de dormentes, obra para ferrovia Norte-Sul em Parauapebas/PA.
Evitar a incidência de Etringita Tardia/Secundária ou DEF
- Com a utilização da sílica ativa no concreto evitamos a incidência de etringita secundária, a fim de diminuir a porosidade e evitar a penetração de sulfatos de origem externa. Podemos também diminuir o consumo de cimento pela ação pozolânica da sílica e consequentemente reduzir o calor de hidratação a ser gerado no concreto.
- Estudo de caso: reduzimos o consumo de cimento de 480 kg/m³ para 400 kg/m³, adicionando 20 kg/m³ de sílica ativa. Todas as características do concreto foram mantidas, além de reduzir o calor de hidratação e o tempo de cura térmica, melhorando a produtividade. Obra para ferrovia Norte-Sul.
Melhora nas resistências iniciais e finais do concreto
- O uso de superplastificantes já é recorrente das grandes obras e fábricas de pré-moldados e artefatos, a Tecnosil possui todos os tipos de aditivos especiais para fabricação de dormentes de concreto, além da tecnologia da nano sílica, melhorando ainda mais o seu desempenho.
- Estudo de caso: com a utilização dos nossos aditivos modificados com nano sílica, foi possível aumentar a resistência à tração na flexão do concreto em 50%, de 5MP para 7,7MPa. Obra para ferrovia Norte-Sul em São Simão/GO.
- Estudo de caso: com a utilização de nossos aditivos especiais para dormentes foi possível melhorar o desempenho mecânico do concreto tanto no estado fresco quanto no endurecido.
- Obras:
- Ferrovia Norte-Sul em Iturama/MG.
- Ferrovia Norte-Sul em Bacabeira/MA.
- Ferrovia Norte-Sul em Parauapebas/PA.
- Ferrovia Oeste-Leste em São Desidério/BA.
- Obras:
Linha de produtos para dormentes de concreto da Tecnosil
Os produtos da Tecnosil que visam contribuir com as obras de ferrovias são:
Aditivos para concreto: especialmente desenvolvidos para dormentes, melhoram todas as propriedades do concreto, tanto no estado fresco quanto no endurecido. Aumentando a trabalhabilidade e fluidez, resistência à compressão nas primeiras idades para saque da peça, alta resistência à tração na flexão, excelente acabamento, maior velocidade na produção, redução de custos, etc.
Aditivos para concreto convencional, polifuncionais retardadores e de pega normal.
Desmoldantes biodegradáveis: auxiliam na desforma dos dormentes e melhoram seu acabamento.
Agentes de cura química: reduzem a incidência de microfissuras por retração.
Sílica Ativa: adição mineral fundamental para aumento da durabilidade do concreto, reduz sua porosidade, aumento de resistência em todas as idades, redução do calor de hidratação, melhora significativa na reologia do concreto, possível redução no consumo de cimento e mitigação de RAA e DEF.
Grautes / Argamassas / Impermeabilizantes / Resinas / Selantes:
- Argamassas Polimérica.
- Grautes Cimentícios.
- Grautes Cimentícios especiais.
- Grautes epoxídicos.
- Impermeabilizante
- Microcimento
- Resinas epoxídicas.
- Resinas de poliuretano.
- Selantes para Juntas.
Como você pode observar, a Tecnosil está pronta para atender a demanda que será gerada com as mudanças previstas para a área de superestrutura de ferrovias.
As nossas soluções contribuem para a diminuição dos custos de produção, aumentando a durabilidade e qualidade dos produtos gerados.
Muito mais que desenvolver soluções para aplicação nos dormentes de concreto, a Tecnosil desenvolve produtos voltados ao segmento da construção e contribui para a sustentabilidade do planeta.
Acesse nosso site e conheça mais a respeito!
(Imagens: divulgação)